Clínica do Sono é marca registrada no território nacional
Uso da marca sem permissão acarretará penalidades aos infratores

 

Fundada há mais de duas décadas no estado de Minas Gerais, a Clínica do Sono® foi um dos primeiros centros do Brasil especializados em Medicina do Sono. Além do diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, a Clínica voltou sua atuação para a pesquisa, o ensino e o desenvolvimento tecnológico no setor.

Agora, após atuar em diferentes frentes, a Clínica do Sono® parte para mais um desafio: a padronização na aplicação e uso de sua marca, Clínica do Sono®, como parte de sua identidade institucional, em todo o País. A partir dessa consolidação, a Clínica do Sono® pretende expandir sua atuação com unidades próprias ou concessão do uso da marca.

Campanhas públicas

Ao longo dos anos, a Clínica do Sono® já atendeu há mais de 15 mil pacientes. Mais ainda: desenvolveu dezenas de programas de divulgação e atendimento junto a entidades, empresas e centros educacionais. Colaborou com programas de prevenção a acidentes no trânsito e no trabalho, tendo em vista a influência dos distúrbios do sono no aumento dos riscos.

Nas escolas e universidades, o objetivo foi alertar a comunidade para a relação entre sono e melhoria na capacidade de concentração e aprendizagem.
A Clínica sempre participou ou promoveu seminários, congressos, palestras e divulgações nos meios de comunicação, em diferentes regiões do País. 

Estrutura e Inovação

Com mais de mil metros quadrados de área, a sede da Clínica do Sono®, na Grande Belo Horizonte, foi projetada e construída para atender aos melhores padrões técnicos em termos de Medicina do Sono. Assim, as suas suítes de Polissonografia dispõem de revestimentos acústicos, vidros especiais tríplex para atenuação sonora e segurança de pacientes e forração do piso com marmoleum, material importado da Holanda com propriedade antibactericida. Com uma equipe médica multidisciplinar, a Clínica do Sono® formou especialistas em Medicina do Sono e deu suporte para Teses de Conclusão de Cursos (TCC) de mestrado e doutorado. Além disso, deu suporte a estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na especialidade.

No centro de pesquisa da Clínica do Sono foram desenvolvidos equipamentos especiais como o pupilógrafo, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse equipamento avalia a sonolência durante o dia, ao medir as variações do tamanho da pupila. Produzido de forma pioneira no Brasil, o pupilógrafo foi validado com parâmetros internacionais. Outra inovação da Clínica, um mini polissonógrafo, com 16 canais de EEG, está em fase final de desenvolvimento, e promete revolucionar o atendimento aos pacientes, que podem ser atendidos em casa e monitorados à distância. Também a Clínica do Sono® está concluindo um aplicativo para tablet que facilitará enormemente a coleta de dados dos pacientes. 

Fundasono

A Clínica do Sono® é a principal mantenedora da Fundação Nacional do Sono (Fundasono), entidade sem fins lucrativos, voltada para a divulgação da Medicina do Sono. A Fundasono se tornou um importante instrumento para o fortalecimento da área e a consolidação de diversos programas e iniciativas. A entidade estabeleceu no Brasil o Dia Mundial do Sono, data comemorada em muitos países para divulgar a importância do sono para a melhoria da qualidade de vida, o melhor relacionamento interpessoal, a melhor saúde e a prevenção de acidentes nas estradas e nos setores produtivos.  

Marca exclusiva: Clínica do Sono

Uma informação importante para o mercado, bem como para clientes e instituições brasileiras, é que os termos “Clínica do Sono” e “Medicina do Sono” são marcas registradas. Assim, o uso indevido dessas marcas sem a prévia autorização representa violação de direitos autorais podendo a ação ser tipificada no artigo 189, Inciso I, da Lei de Propriedade Industrial. Para a Clínica do Sono Ltda essas marcas são importantes para que o público reconheça a identidade e os diferenciais da empresa, em termos de produtos e serviços. Desta forma, essas marcas merecem proteção, impedindo que terceiros se utilizem de expressões idênticas ou semelhantes, a fim de se evitar confusão e eventual aproveitamento indevido de seu prestígio no mercado.

A reprodução indevida das marcas também envolve agravantes. Pode caracterizar, em termos jurídicos, tipo penal contra registro de marcas, sendo o infrator apenado com detenção de três meses a um ano, ou multa, de acordo com o art. 189, inciso I da Lei da Propriedade Industrial (LPI). No momento, as clínicas, centros médicos e consultórios que utilizam indevidamente o nome Clínica do Sono® poderão regularizar a sua situação mediante entendimento com o proprietário da marca.

 

Para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.